Carlos Miguel Aidar

Carlos Miguel Aidar

 

Carlos Miguel Aidar nasceu em 25 de agosto de 1946, em São Paulo, capital, Brasil. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1969, especializou-se em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

 

Fundou em fevereiro de 2016 o escritório Aidar Advogados. Foi fundador e sócio do escritórios (i) Advocacia Aidar-Mariz (1970), (ii) Felsberg-Pedretti-Mannrich-Aidar – Advogados e Consultores Legais (2001) e (iii) AidarSBZ-Advogados (2011). Foi presidente da OAB-SP de 2001 a 2003 e Secretário-Geral da entidade de 1998 a 2000. Foi presidente da Diretoria por três vezes e do Conselho Deliberativo por uma vez do São Paulo Futebol Clube, tendo idealizado e fundado em 1987 o Clube dos 13 do qual foi seu primeiro presidente.

 

 

Na área acadêmica, atuou como professor da disciplina de Direito Desportivo na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

 

Carlos Miguel Aidar publicou em 2000 o livro Direito Desportivo da Editora Jurídica Mizumo. Além disso em  2003 publicou o livro “Curso de Direito Desportivo” (Editora Ícone) e em  2007 publicou o livro Curso de Direito Desportivo Sistêmico da Quartier Latin. Também coordenou outros livros na área do Direito Desportivo e possui diversos artigos e capítulos publicados em diversas obras nacionais e estrangeiras.

 

 

Em 1995 integrou o Conselho Deliberativo do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto – INDESP, por decreto do Presidente da República, tendo sido autor do Projeto de Lei,  que se transformou na Lei Pelé (Lei nº 9.615/98), que rege o desporto no Brasil. Entre 1995 e 1998 foi Consultor Jurídico do Ministério do Esporte e do Ministro Pelé. Foi também co-fundador do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo e membro do Conselho de estudos Jurídicos Desportivos do Ministério do Esporte.

 

 

Foi presidente do São Paulo por dois mandatos, entre 1984 e 1988, foi o idealizador, co-fundador e presidente do Clube dos 13, entidade que reúne os maiores clubes do futebol brasileiro que teve como uma das principais metas organizar a Copa União de 1987 que representaria o Campeonato Brasileiro desse ano. Aos 37 anos de idade, foi o mais jovem presidente do São Paulo. Ao final de seu segundo mandato como presidente do São Paulo, elegeu-se presidente do Conselho Deliberativo do clube (mandato de 1988 a 1990). Em 2014 dia 16 de abril, foi eleito novamente presidente do São Paulo.

 

 

É membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccionais de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. É membro da Associação dos Advogados de São Paulo, do Instituto dos Advogados de São Paulo, da União Internacional dos Advogados e da International Sports Law.

Carlos Miguel Aidar

mautic is open source marketing automation