Carlos Miguel Aidar
Carlos Miguel Aidar nasceu em 25 de agosto de 1946, em São Paulo, capital, Brasil. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1969, especializou-se em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Fundou em fevereiro de 2016 o escritório Aidar Advogados. Foi fundador e sócio dos escritórios Advocacia Aidar-Mariz, Felsberg Advogados, Pedretti-Mannrich-Aidar – Advogados e Consultores Legais e AidarSBZ-Advogados. Foi presidente da OAB-SP de 2001 a 2003 e Secretário-Geral da entidade de 1998 a 2000. Foi presidente da Diretoria por três vezes e do Conselho Deliberativo por uma vez do São Paulo Futebol Clube, tendo idealizado e fundado em 1987 o Clube dos 13 do qual foi seu primeiro presidente.
Na área acadêmica, atuou como professor da disciplina de Direito Desportivo na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Carlos Miguel Aidar publicou em 2000 o livro Direito Desportivo da Editora Jurídica Mizumo. Além disso em 2003 publicou o livro “Curso de Direito Desportivo” (Editora Ícone) e em 2007 publicou o livro Curso de Direito Desportivo Sistêmico da Quartier Latin. Também coordenou outros livros na área do Direito Desportivo e possui diversos artigos e capítulos publicados em diversas obras nacionais e estrangeiras.
Em 1995 integrou o Conselho Deliberativo do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto – INDESP, por decreto do Presidente da República, tendo sido autor do Projeto de Lei, que se transformou na Lei Pelé (Lei nº 9.615/98), que rege o desporto no Brasil. Entre 1995 e 1998 foi Consultor Jurídico do Ministério do Esporte e do Ministro Pelé. Foi também co-fundador do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo e membro do Conselho de estudos Jurídicos Desportivos do Ministério do Esporte.
Foi presidente do São Paulo por dois mandatos, entre 1984 e 1988, foi o idealizador, co-fundador e presidente do Clube dos 13, entidade que reúne os maiores clubes do futebol brasileiro que teve como uma das principais metas organizar a Copa União de 1987 que representaria o Campeonato Brasileiro desse ano. Aos 37 anos de idade, foi o mais jovem presidente do São Paulo. Ao final de seu segundo mandato como presidente do São Paulo, elegeu-se presidente do Conselho Deliberativo do clube (mandato de 1988 a 1990). Em 2014 dia 16 de abril, foi eleito novamente presidente do São Paulo.